sábado, 25 de abril de 2015

OS PONTOS E OS "CONTRA PONTOS"

.
.
.
O primeiro deles seria o de exclamação, o segundo o de interrogação, depois viriam as vírgulas, os pontos e vírgulas e se deixarmos por conta da administração municipal iremos embarcar somente no ponto final.

O primeiro ponto tem sido o de exclamação, quando o usuário – especialmente o mais idoso – descobre que aquele ponto não existe mais e ele vai descer dois quarteirões e meio adiante, lá no Hospital dos Estivadores, porque retiraram o ponto da esquina da Rua Luiz Gama com a Avenida Conselheiro Nébias.

Fizeram isso em toda a cidade, duplicando distância entre pontos de parada de ônibus, em uma cidade que tem – segundo a própria prefeitura – mais da metade da população composta por idosos, esse pessoal que já não dá mais tanto lucro para “alguns”.


Este parágrafo anterior já responde a metade do que viria com o ponto de interrogação. A outra metade virá depois, neste mesmo ou em outro texto.

Bem, parece que as vírgulas e os pontos e vírgulas ficaram nos contratos todos desde o de concessão de serviços, do de retirada dos pontos de parada e isso permitirá que continuemos conjeiturando sobre o que mais vem por detrás do ponto de interrogação.

Na justificativa absurda e descarada de um edil – quando da retirada dos primeiros pontos de parada, defronte de dois hospitais, na mesma avenida mencionada acima – a retirada desses pontos facilitaria o fluxo de trânsito.

Na época, discutia-se o aumento do tempo de parada dos ônibus nos pontos, porque era recente a retirada dos “cobradores” - ainda se batalhava pelo seu retorno - e era a sua ausência a responsável clara pela demora, pois o serviço de cobrança e liberação de catraca passara a ser acumulado de forma ilegal pelo condutor.

Aquela fase passou, os eleitos fazem o que querem ou o que mandam os seus senhores e os pontos não voltaram.

Agora, quando se prepara mais uma licitação para os próximos vinte anos de concessão de exploração do serviço de transporte público na cidade, a prefeitura torna a retirar pontos de parada por toda a cidade, multiplicando a distância entre eles.

Fazemos aqui um ponto final temporário e voltamos na próxima edição, com todos os pontos iniciais, para não cansar ainda mais o passageiro.
.
.
.

Nenhum comentário: