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O primeiro deles seria o de exclamação, o segundo o de
interrogação, depois viriam as vírgulas, os pontos e vírgulas e se deixarmos
por conta da administração municipal iremos embarcar somente no ponto final.
O primeiro ponto
tem sido o de exclamação, quando o usuário – especialmente o mais idoso –
descobre que aquele ponto não existe mais e ele vai descer dois quarteirões e
meio adiante, lá no Hospital dos Estivadores, porque retiraram o ponto da
esquina da Rua Luiz Gama com a Avenida Conselheiro Nébias.
Fizeram isso em
toda a cidade, duplicando distância entre pontos de parada de ônibus, em uma
cidade que tem – segundo a própria prefeitura – mais da metade da população
composta por idosos, esse pessoal que já não dá mais tanto lucro para “alguns”.
Este parágrafo
anterior já responde a metade do que viria com o ponto de interrogação. A outra
metade virá depois, neste mesmo ou em outro texto.
Bem, parece que
as vírgulas e os pontos e vírgulas ficaram nos contratos todos desde o de
concessão de serviços, do de retirada dos pontos de parada e isso permitirá que
continuemos conjeiturando sobre o que mais vem por detrás do ponto de
interrogação.
Na justificativa
absurda e descarada de um edil – quando da retirada dos primeiros pontos de
parada, defronte de dois hospitais, na mesma avenida mencionada acima – a
retirada desses pontos facilitaria o fluxo de trânsito.
Na época,
discutia-se o aumento do tempo de parada dos ônibus nos pontos, porque era
recente a retirada dos “cobradores” - ainda se batalhava pelo seu retorno - e
era a sua ausência a responsável clara pela demora, pois o serviço de cobrança
e liberação de catraca passara a ser acumulado de forma ilegal pelo condutor.
Aquela fase
passou, os eleitos fazem o que querem ou o que mandam os seus senhores e os
pontos não voltaram.
Agora, quando se
prepara mais uma licitação para os próximos vinte anos de concessão de
exploração do serviço de transporte público na cidade, a prefeitura torna a
retirar pontos de parada por toda a cidade, multiplicando a distância entre eles.
Fazemos aqui um ponto final temporário e voltamos na
próxima edição, com todos os pontos iniciais, para não cansar ainda mais o passageiro.
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