quarta-feira, 19 de junho de 2019

Mais um Pouco de Santos

.
.

Os mais extensos e sem dúvida também os mais belos jardins em orla marítima; mal cuidados, mas ainda assim um sucesso. Mais de duzentos mil metros quadrados de jardins.

Arvoredo sustentando parasitas, mas não somente na orla, por toda a cidade as árvores definham sob o peso dos sugadores de seiva. Sim, existe mesmo uma brutal semelhança com a imagem do país.

Ainda ontem fotografei um dos espécimes de jambo, da Praça José Bonifácio. Definhando, mal podado e recoberto de enxerco (erva-de-passarinho). Parece haver uma orquestração para dar cabo da flora urbana e a ação começa pelas podas feitas a esmo, sem critérios técnicos na execução e nem mesmo na época.

E, já que estamos falando em descaso, eu gostaria de saber onde são vendidas as tampas de inspeção das redes de águas pluviais e até mesmo as grelhas de ferro dos bueiros furtadas na cidade, uma vez que não conheço por aqui nenhuma fundição. Essa é mais uma pergunta que eu gostaria de ver respondida, mas que irá ficar apenas na vontade. Afinal, há cinco gestões eu aguardo informações sobre os custos de implantação da ciclovia das palmeiras, na Avenida Dona Ana Costa. O pedido foi feito e reiterado por um dos vereadores da cidade, mas até agora nada...

O município nada em dinheiro – ou parece – e então esbanja em reformas mal feitas, em obras não fiscalizadas, em refazimento dessas mesmas obras e arcando com o sobrepreço indiscutível ou já previsto.

O Bairro da Ponta da Praia vai bem, obrigado! E os beneficiários diretos também. O caos no trânsito, o estreitamento das vias e o crescimento do concreto, à vista dos abstratos, também parece não incomodar a ninguém.

Quem encontrar um agente de trânsito vai ganhar um pirulito e se achar algum outro agente fardado, pode ganhar um refrigerante.

Alguns motoristas de coletivos urbanos conduzem os bólidos sem nenhuma preocupação com aquilo que conduzem. Sim, para esses, o passageiro deve ser tido como “aquilo”.
Em compensação, há os opostos, os motoristas sobre os quais a gente insiste com prazer em escrever para a empresa e elogiar a conduta.

Seria bem-vinda uma proposta (venha de onde vier) que obrigasse por contrato a empresa a manter uma equipe rotativa de fiscais descaracterizados, que viajariam por todas as linhas sob concessão para fazer um levantamento da qualidade do serviço prestado e os riscos de acidentes.

Bem, hoje já é amanhã; é tempo de dormir.

Carlos Gama.

20/06/2019 01:43:13
.
.

.
.

Nenhum comentário: