domingo, 14 de julho de 2019

Engodando

.
. 

A realidade tem mostrado claramente e persiste em nos fazer ver sempre a política como a arte do engodo, além naturalmente dos conchavos usuais para atendimento de interesses privados.

Esta afirmativa tem pleno sentido, e quem queira confirmar basta observar com um mínimo de atenção o que se passa mais perto de nós, em nossa cidade ou nas questões de real importância para a sua população.

Há mais de cinco décadas se arrasta pelas sombras das maquetes, de seus custos e das promessas politiqueiras, a ligação entre as cidades de Santos e de Guarujá. Agora, depois de algumas décadas de desinteresse pelo mesmo povo apático que os elege, reelege e mantêm, um político ou dois se destacam do bando e têm procurado se interessar pela reativação temporária dos trens de passageiros ligando novamente a nossa cidade à capital. Sim, seria uma ligação temporária, porque funcionaria apenas nos finais de semana, para atender o turismo, mas mesmo assim, aqueles que se adonam do poder parecem não ter intenção efetiva de levar avante tal projeto.

As concessões são feitas, os contratos firmados, mas o seu cumprimento morre na escuridão da imoralidade política e dos interesses escusos, como aconteceu com a promessa de reativação da linha férrea ligando a Baixada Santista ao Vale do Ribeira porque, afinal, o que interessa aos exploradores das concessões públicas é o filé mignon de cada uma delas e aos concessores as rebarbas dos mesmos banquetes indecentes, em detrimento do interesse público.

Ainda que nada tenha a ver com o senhor, monsieur de Gaulle, este é o país que pretendemos seja tido como sério... Oxalá, algum dia!

Carlos Gama.                                                                                                 
15/07/2019 00:08:44
.
.

Nenhum comentário: