domingo, 1 de julho de 2018

A Prostituída, o Caos e os Pamonhas

.
.
.

Foi através da prostituída de oitenta e oito que se instituiu a criação das Guardas Municipais e dos Agentes Municipais de Trânsito, figuras com mais tendência à figuração e ao atendimento a interesses de falsos representantes populares que propriamente o exercício das funções para que deveriam ter sido criados.

Filhos espúrios dessa mesma jovem senhora, os dezesseis mil e setecentos sindicatos (centenas representando a mesma categoria profissional) ajudam a sustentar o descalabro de trinta e cinco agremiações políticas - a maioria delas sem nenhuma base de pensamento ou preocupação outra que o preenchimento de vagas na atividade pública com os seus associados ou aparentados – e seus penduricalhos permanentes ou de ocasião.

Dentro desse quadro de caos instituído, a G.M. da cidade de Santos desfila quase sempre improdutiva pela orla marítima, estacionando viaturas de primeira linha sobre as calçadas e pelas alamedas dos jardins da praia. Sua função e justificativa de existência é o zelo pelo patrimônio público, o que não inclui o sossego do cidadão que sustenta a estrutura. Da mesma forma equivocada, os Agentes Municipais de Trânsito pouco ou nada fazem para ajudar a resolver os problemas com os abusos oriundos da falta de educação e do trânsito desordenado, pois cuidam basicamente da arrecadação, fiscalizando estacionamentos regulamentados e lavrando centenas de milhares de multas nem sempre fundadas ou fundamentadas.

Com a inércia ou com o mau emprego desses servidores, os aproveitadores e os “Gérsons” continuam estacionando sobre as calçadas, impedindo o trânsito de pedestres; os vendedores de ovos, de "curau", de frutas e de peixes continuam apregoando em altos brados, a qualquer hora do dia e até à noite, os seus produtos nem sempre acondicionados de forma adequada e higiênica.

A única saída para esse caos, que parece tender a continuar crescendo, é antes de tudo a consciência na hora da escolha do representante popular, mas infelizmente a maioria de nós continua votando por conta de interesses pessoais ou até por conta da simpatia de um falso sorriso distribuído nas feiras-livres em vésperas de eleições.

Ou nós acordamos para essa realidade ou vamos morrer dormindo como pamonhas.




01/07/2018 14:08:10


.
.

Um comentário:

Cláudio Magalhães disse...

Excelente Carlos Gama continue sempre seu brilhante e maravilhoso trabalho que tem total apoio.
dos amigos de Santos, amigos ambientalistas e em defesa da família e da cidadania em Santos

grupoprotecaoambientallitoral@gmail.com
ongamigosdesantos@hotmail.com
prof.claudiomagalhaes@gmail.com