quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Tentando Despertar a CET Santos

.
.
.
A cada novo dia se constata com mais certeza a crescente ineficácia da CET Santos.
Acostumado a andar a pé na maior parte do tempo em que transito pelas ruas de nossa cidade, sou forçado a observar os desmandos cometidos por motoristas, motociclistas, ciclistas e também pedestres, especialmente os de alguns grupos.

Vindo da cidade em direção do Gonzaga, anteontem, vi que quatro automóveis transitaram tranqüilamente pelo vermelho, vindos pela rua Bittencourt para adentrarem a avenida Senador Feijó. O espaço de tempo dedicado à travessia do pedestre é usado escancaradamente pelos infratores, já que os agentes da CET estão multando nos estacionamentos regulamentados ou prestando serviço em outras autarquias.
Levados pela falta de senso (bom senso) dos gestores do trânsito da cidade (afinal, são cinco vias com o mesmo sentido de direção e mais alguns semáforos a enfrentar), motoristas, motociclistas e também viaturas oficiais costumam enveredar pela contramão da ponte defronte a avenida Rodrigues Alves com Washington Luiz, até mesmo quando saem do posto de combustíveis.

No pontilhão seguinte, que é o da rua Barão de Paranapiacaba, apesar da enorme e visível placa que proíbe a conversão à esquerda, para quem siga no sentido praia/cidade, é comum que se veja todo o tipo de veículo automotor fazendo a conversão proibida e até cruzando a pista seguinte com o semáforo no vermelho; fechado. Ali não existe nenhuma justificativa, porque há a opção de contornar um canteiro e fazer o cruzamento dentro das normas. Todavia, é mais fácil fazer o errado porque falta educação, falta fiscalização e falta punição.


Clique sobre a foto para ampliar.


Ainda hoje, pudemos observar que os compradores de automóvel que voltaram a ficar em todo o trecho da avenida Francisco Glicério, nem sempre se comportam dentro dos limites mínimos do bom senso. Ainda que haja por ali pessoas sensatas e educadas, todos os dias, pode-se observar também alguns “destrambelhados”, que devem se achar engraçados e saltam à frente de autos em movimento, tentando fazê-los pararem. Até o dia em que algum mais distraído se assustar, frear bruscamente ou desviar, provocando um acidente.
Aí, então, vamos ver como o poder público vai justificar o fato ou a sua ausência permanente.


Clique sobre a foto para ampliar.


Em alguns locais, os "usuários" do espaço público se valem da ausência de fiscalização e retiram as placas de sinalização para driblar as regras.


Clique sobre a foto para ampliar.

.
.
.

Nenhum comentário: