domingo, 27 de outubro de 2013

A Última Vez

.
.
.

Acione conjuntamente as teclas "Ctrl" e "+" (se quiser aumentar o tamanho das letras - fonte)
Depois, basta acionar a mesma "Ctrl" junto com o sinal de menos (-) para retornar.


Cada vez que eu ouço ou leio alguém defendendo esse sistema de transporte para a Santos de hoje e especialmente o seu traçado, eu fico mais convicto da idiotia coletiva que propositadamente se abateu sobre a sociedade brasileira e da qual ouvi falar ainda ontem o escritor Flávio Viegas Amoreira. Bem, talvez ele não tenha usado este termo específico, usou dois ou três e esse provavelmente dentre eles, para abordar o mesmo problema.

Eu não deveria perder o fio da meada, mas isso é próprio do meu ser; então eu continuo, ainda pela fala do escritor santista, quando ele menciona uma figura de muita evidência na mídia e que se refere entusiasmada a um padre excepcional, que anda pregando por aí...Um tal de Padre Vieira. Eu não saio em defesa dela, meu caro, mas agora começo a entender uma das razões que pode ter levado a coitadinha a trazer o digníssimo António Vieira Ravasco a reencarnar em nossos dias. Afinal, o Brasil colônia não parece ter mudado nada nesses quinhentos anos. A balbúrdia é a mesma, os ladrões e os governantes parecem ser os mesmos, então, é justo que a pobrezinha o imagine ainda entre nós.

Claro que eu também concordo com a “indústria do diploma” e com o trabalho estafante de encher a cabeça dos jovens de todas as inutilidades que os leve ao “não pensar”, ao não “raciocinar” e ao dançar no vai da valsa ou a navegar ao sabor da maré. Você, Flávio, defende a necessidade da permanência dos cursos de medicina, de engenharia e de direito, mas não fala da eficácia e da submissão de alguns profissionais dessas áreas, quando algum deles foge de seu mister e se presta a conduzir os formandos ou os bacharéis de outras áreas, ao ritmo da batucada tocada pelos que detêm o poder...E, aqui, eu entro na linha, retomo o traçado original deste meu texto, para continuar afirmando que a maioria está cega, apática, mal e propositadamente “informada” sobre a necessidade de mudança de rota destes novos “bonds” (VLTs), cuja propaganda e convencimento da maioria deve estar custando ”os tubos” aos cofres públicos.

Afinal, em determinado momento, neste ano de dois mil e treze, o “projeto” do VLT passou a ser levado a “toque de caixa”, como se o tempo urgisse mais que em qualquer outra época ou como se alguém corresse o risco de perder o bonde.

Esse bonde que vem sendo “tocado” (aberto no último ponto), mesmo que nem tenham definido ainda se ele prosseguirá, na perpendicular, pela Avenida Conselheiro Nébias ou pela Rua Campos Melo.

O “projetão”, se levado desta forma adiante, ainda vai mostrar muitas lacunas, muitos desvãos escuros ou, se assim mesmo prosperar, mostrará a sua obsolescência em meia dúzia de anos.

Apesar da minha já parca memória, eu prometo a mim mesmo que esta será a última vez que eu falo sobre esse “trem”. 

Deixo o resto por conta da história ou da sua falta de memória...


Para esclarecer o que o vídeo feito pelo governo do estado procura não mostrar:





Vamos ilustrar um pouco mais essa história e alguns de seus personagens?

De Padre António Vieira - intransigente defensor do Brasil (falecido em 1697):

"Perde-se o Brasil, Senhor, porque alguns ministros de Sua Majestade não vêm cá buscar o nosso bem, vêm buscar os nossos bens".

De Joseph Pulitzer

Jornalista (dono de jornais), falecido em 1911:

"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela".


.
.
.

Nenhum comentário: