sexta-feira, 4 de outubro de 2019

A Nova Escola Americana e o "Entorno"

.

Tinha ouvido um ou dois comentários sobre a possibilidade de aquele terreno - para onde estava programada a ereção de três torres e também privilegiado pelo desvio do traçado do VLT - agora abrigar uma unidade da Escola Americana.

Encanta-nos a proposta em primeira análise, mas começam a surgir as nuvens naturais no céu santista, nuvens densas e antevistas por quem por ali transita com freqüência quase diária e pode observar com triste clareza o ambiente vicioso que cerca aquele trecho da cidade. Não, não é o único e nem o pior, mas ainda assim somente as imagens e os exemplos serão perniciosos para as crianças que por ali transitarem a caminho da escola ou na volta, mesmo que seja de automóvel.

Maus exemplos não faltam.

Não espere pela descrição do ambiente, pois tenho feito isso até em excesso. Quem ainda não conhece o local onde se entorna uma parte dos jovens alunos da universidade, que procure passar por ali durante a manhã e aspirar os vapores etílicos que emanam da calçada defronte, das mesas e das garrafas que sustentam os prazeres e vão minando o futuro dos jovens doutores. Quem preferir transitar à noite, especialmente nas sextas-feiras, também poderá encontrar um ou outro mestre acompanhando seus pupilos, enquanto a passagem dos transeuntes é barrada sistematicamente, levando-os compulsoriamente a transitarem pelo leito carroçável.

Carlos Gama.
04/10/2019 10:35:58
.

Nenhum comentário: