segunda-feira, 21 de maio de 2018

DE MOENDA DE CANA

.
.
.
Uma grande parcela das obras públicas executadas em Santos (só posso falar daquilo que vejo) parece ter sido projetada e supervisionada por engenheiros de moenda de cana.

Algumas vezes, a vontade que se tem é a de usar de expressões mais adequadas para classificar essas “obras”, mas seria deselegante para com o eventual leitor.

Temos escrito sobre muitas delas e também sobre os tais “aditamentos contratuais” que as oneram sem promover qualquer melhora nos projetos.

Hoje, ao invés de tomar o VLT na estação Bernardino de Campos, decidi caminhar mais um pouco e pegar o bonde na estação Pinheiro Machado.

Apesar dos desvios da rota original, no trecho compreendido entre os canais 2 (Bernardino de Campos) e 1 (Pinheiro Machado) uma calçada larga permite que se caminhe à vontade e com segurança (até o ponto em que a via carroçável cruza os trilhos), quando a calçada simplesmente acaba e a travessia se faz por cima do "gramado". Depois volta-se à calçada que já não é mais tão larga mas permite que se transite com segurança. Entretanto, chega-se a um ponto onde ela simplesmente acaba, mas, para que se possa continuar a pé e cruzar a linha férrea, há que se caminhar pelo trilho já aberto no gramado e que vira um lamaçal em dias de chuva,

Depois desse trecho e dessa travessia, chega-se ao Canal 1 e, para cruzar a primeira das pistas da avenida, há que se adivinhar quando o semáforo fecha ou quando irá abrir, porque não existe qualquer sinalização para o pedestre além da faixa (o que não é incomum).

Feita essa primeira travessia, chega-se ao outro lado do canal e há que se dividir espaço com a ciclovia que o margeia, pois o espaço reservado para a espera pelo trânsito livre, mal acomoda três pessoas, lado a lado, em um pedaço de chão tomado ao capim que tanto agrada aos gestores e que em dias de chuva é lama pura.

É o que merecemos por nos calarmos, por votarmos de olhos fechados ou em quem nos indica o mantenedor do cabresto.

Carlos Gama.
21/05/2018

4 comentários:

Anônimo disse...

Carlos, infelizmente não é apenas em Santos que essas coisas acontecem. Matos, calçadas sem "calçadas", ciclovias nas calçadas, buracos, mato e falta de sinalização, além do desrespeito dos condutores de veículos para com os pedestres e ciclistas é algo crônico e apenas com muita educação nossas crianças talvez tornem-se adultos responsáveis. Quanto a escolher candidatos...não sei o que dizer. Esperemos que surjam alguns que sejam realmente honestos e competentes, que não se deixem levar pelo cargo, pelo dinheiro e pelas propinas.

Suely Ribella disse...

Que bom, voltar a ler-te! Sempre tão atento à cidade e preciso em suas observações.

Carlos Gama disse...

O leitor anônimo tem ares de Mariza. Espero que eu não esteja enganado e estou contente por ter a sua atenção na leitura e comentários.

Carlos Gama disse...

Sempre participante, sempre atenta e amiga, Suely.
Agradeço o comentário animador.