sexta-feira, 11 de maio de 2012

Um Povinho de Merda



Cada vez que eu olho o pedestre atravessando a rua, desrespeitando o semáforo vermelho;

Cada vez que eu vejo um indivíduo submisso, estendendo o braço numa faixa de segurança, a serviço do poder público omisso e inepto;

Cada vez que eu sei das filas nos supermercados que aumentaram os seus ganhos negando as sacolas plásticas;

Quando eu fui pela última vez ao “sacolão”, da avenida Conselheiro Nébias, em Santos, e continuei vendo o povinho alheio carregando suas compras nos braços (mesmo que seja apenas até o carrão estacionado na calçada);

Em cada momento desses eu confirmo a minha certeza sobre esse povinho de merda, que não tem força sequer para exigir o que é seu por direito e, aí, eu concluo que o Brasil só poderá ser mesmo um país no futuro...Quando, eu não sei.



* Em 2012 serão 21, use o bom senso e não reeleja nenhum (nem mesmo para vice-prefeito)








quinta-feira, 10 de maio de 2012

A Coisa Esfriou





Enquanto andavam quentes as notícias sobre as investigações pelo desaparecimento de centenas e centenas de veículos dos pátios administrados pela CET Santos, o dirigente da empresa – que vivia sob os holofotes – saiu de cena. 

O máximo que se podia ver era ele caminhando na praia, em horário em que deveria estar trabalhando.

Nas duas últimas semanas ele vem voltando aos pouquinhos e, hoje, dá as caras em vários momentos veiculados pela mídia.

Aparece em primeiro lugar tecendo loas à “campanha da mãozinha”, que nada mais fez que transferir para os pedestres (muitos deles incautos e desorientados) a responsabilidade pela educação e alerta aos motoristas junto das faixas de travessia de pedestres na cidade.

Educação, a campanha não promoveu. Não procurou ensinar o “mautorista” a respeitar a área de trânsito de pedestres.

Os que param, geralmente a contragosto, ficam acossando o passante, acelerando e ameaçando sair para cima dele.

Quando as faixas se situam em locais onde existe semáforo de travessia de pedestres, é a mesma coisa, com os ciclistas fazendo que não vêem e os motociclistas e motoristas vinda para cima dos pedestres que ainda não concluíram a travessia, logo que o sinal fica verde.

Vi-o, ontem, na travessia do boulevard da rua D. Pedro para a Praça Mauá, à hora do almoço.

Todo mundo vê, menos a CET, cujo agente andava próximo, cuidando dos estacionamentos “regulamentados”.

O negócio dessa gente é só receita...




* Em 2012 serão 21, use o bom senso e não reeleja nenhum (nem para vice-prefeito)






sexta-feira, 4 de maio de 2012

O Carvão e as Secretarias de Meio Ambiente




Restam ainda sem fiscalização o som nos cinemas, os ambulantes e seus alto-falantes e, se tivermos tempo, haverá muitos outros pontos para serem lembrados, sem que a anencéfala Secretaria do Meio Ambiente de Santos se dê por achada.

Segundo estatísticas oficiais, cresce o poder aquisitivo do povo, cresce também a população e esses dois fatores fazem crescer o consumo de alguns itens específicos. Dentre eles está o carvão usado nas churrasqueiras, cujo uso cresce na mesma proporção do número de empresas que o fornece, sem a observação de nenhum critério ligado à saúde do consumidor.

Quem costuma usar esse carvão ensacado, vendido nos supermercados e em outros pontos, tem observado que a maioria dos pedaços, quando não a totalidade, é composta por formatos exatamente cilíndricos e a massa (a estrutura componente) aglomerada de pequenos pedaços, o que poderia sugerir a prensagem de pequenas lascas, talvez até oriundas das podas feitas na cidade, onde os galhos são triturados em máquinas, já nas carrocerias dos caminhões usados nesse serviço.

Não haveria nada demais se esse carvão, ao contrário dos de origem essencialmente vegetal, não se consumisse totalmente - exalando um odor estranhamente ácido – deixando apenas uma poeira avermelhada no fundo das churrasqueiras.

A impressão que se tem é a do uso de borra de altos-fornos (onde é queimado carvão mineral nas grandes indústrias metalúrgicas) para compor essa massa prensada e uniforme que se encontra no mercado.

Já não é sem tempo a necessidade de ação das Secretarias do Meio Ambiente fiscalizando fábricas e fornecedores.



* Em 2012 serão 21, use o bom senso e não reeleja nenhum.





quinta-feira, 3 de maio de 2012

Caos e Transtornos



O título, se abreviado, nos dará a sigla da empresa que deveria cuidar das questões de trânsito na cidade: CET.

Não se sabe a quantas andam as questões relativas às centenas de veículos desaparecidos nos pátios sob responsabilidade (?) desta empresa, também não se sabe se ela continua atuando na cidade, apesar de divulgarem estatísticas oficiais sobre seu faturamento e as contas no “azul”, não obstante as imensas dívidas deixadas para trás, na sombra, esperando pela pouca memória popular.

Houve época em que bastava escrever ou telefonar para a Ouvidoria Municipal para se obter resposta sobre os questionamentos feitos. Agora, em ano de eleição, o ritmo parece ter mudado.

Numa das principais e mais movimentadas avenidas da cidade – a Conselheiro Nébias – próximo a hospitais e a universidades, a travessia da avenida no entroncamento com a rua Machado de Assis, ponto extremamente movimentado, os pedestres não têm semáforo para travessia, arriscando a vida inúmeras vezes todos os dias.


* Em 2012 serão 21, use o bom senso e não reeleja nenhum.





.