terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Um Saco de Gatos

O mais antigos, em sua indiscutível sabedoria, criaram várias expressões para designar situações que só poderiam mesmo ser imaginadas através do simbolismo.

Desesperado como “siri na lata”. Basta imaginar um coitado dum siri dentro de uma lata sobre fogo. O fundo da lata queimando, as patinhas do coitado ardendo e ele “sapateando” em desespero, sem chance de escapar.

O termo “saco de gatos”, também é muito claro e dedutível, pois, ao trancar alguns gatos dentro dum saco, só irão sobrar arranhões, patadas e miados para todos os lados. Desespero total, sem que nenhum deles se entenda.

Pois é o que se tem visto na casa de leis santista, desde que decidiram levar agilmente a plenário o julgamento da contabilidade municipal do prefeito anterior, reprovada pelo Tribunal de Contas.

Num evento anterior, envolvendo o mesmo prefeito e os mesmos legisladores, um deles alegou impedimento por ser funcionário de uma das empresas do ex-prefeito e se eximiu de votar, proporcionando a aprovação das contas anteriores, também recusadas pelo TCE.

Desta feita o empenho do ex-chefe do executivo foi ainda maior, porque ele quer ser candidato a prefeito novamente.

Coincidentemente, o mesmo representante do PT que se eximiu de outra feita, desta vez sofreu um acidente às vésperas da votação. Um acidente cujo atestado tem dado mostras de alguma coisa muito errada.

Bem, deste representante popular já se sabe o que esperar, mas o fato inusitado por ele gerado foi a recusa da professora, do mesmo partido, que seria a sua suplente. Depois foi a vez do presidente da agremiação, que deveria ser o seguinte na ordem de substituição, mas estava de licença. Coube, então a um terceiro representante do PT assumir o cargo vacante e dar o voto que ele quis, colaborando para a aprovação das contas recusadas. 

Aí, o partido local mostrou porque é um “saco de gatos”, com todos se estranhando, com todos se arranhando e miando alto, por conta do voto do vereador de última hora que, dizem agora, nem mais pertencia aos quadros do partido.

Durma-se com um barulho destes!


* Em 2012 serão 21, use o bom senso e não reeleja nenhum.




.

Nenhum comentário: