sábado, 2 de novembro de 2019

No Mundo da Fantasia

.
.

Acentua-se a cada dia o faz-de-conta entre os gestores e o povo da nossa cidade. O poder público diz que faz, o cidadão faz que acredita e vamos sobrevivendo em meio ao caos enraizado.

Vamos sobrevivendo aos tropeços nas calçadas esburacadas, vamos escapando (quando dá!) dos riscos de atropelamento, especialmente nas “faixas de segurança” e continuamos fazendo de conta que está tudo bem e que a nossa cidade é o paraíso dos idosos. Sim, num ponto ela é mesmo: na chanura de sua topografia natural.

Eu gostaria de sugerir (se é que pode lhes interessar) aos canais de televisão - que exploram a curiosidade e a morbidez humanas, divulgando cenas de acidentes fatais - que colocassem uma câmera 24 horas em um ponto estratégico da cidade, para mostrar o respeito que têm alguns motoristas, motociclistas (dos ciclistas nem se fala!) pelos transeuntes, nas faixas de pedestres onde haja um semáforo ou até em cima das calçadas.

Poderia ser no início da Rua Galeão Carvalhal, ali no Gonzaga, bem juntinho da Praça da Independência. Uma câmera colocada em posição estratégica, de forma o mostrar o semáforo, a faixa de travessia e os veículos que por ali transitam.

Com certeza serão inúmeras as cenas de tentativa de homicídio e de suicídio gravadas por esse olho mágico, do qual a prefeitura reluta em fazer uso, pois vai mostrar a realidade e a inércia dela própria.

Haverá cenas inusitadas, se por ali passar algum agente da CET, da Guarda Municipal ou da Polícia Militar e, olhe que é o coração do Gonzaga.

O canal de televisão que se dispuser a fazer uso desta sugestão, naquele ponto poderá captar caminhão transitando na contramão de direção, motocicletas saindo do estacionamento da praça e enveredando pela calçada, para adentrar a Rua Galeão Carvalhal, isso quando não vierem pelo passeio dessa mesma via, em direção da Praça da Independência. Poderá flagrar também todo o tipo de veículo automotor cruzando o semáforo aberto para pedestres ou vários desses – alguns empurrando carrinhos com bebês – também atravessando no vermelho.

Carlos Gama.
02/11/2019 23:36:35
.
.


Nenhum comentário: